BLOG

SAIBA COMO AUMENTAR A
SUA PRODUTIVIDADE

Todos sabemos que nosso dia tem 24 horas, certo? Por que então algumas pessoas fazem mais que outras e o dia rende muito mais?

Quero te dizer que a questão aqui não é sobre a quantidade de tempo e sim como gerenciar esse tempo. Se não há administração eficiente, não conseguimos alcançar nossos objetivos, tanto na vida pessoal como na profissional.

Para mudar essa realidade, você precisa ter hábitos que te coloquem em ação e para que você tenha um dia mais produtivo, fazendo coisas que gastem menos energia.

Gestão de tempo: o que é?

Para te explicar mais, gestão de tempo é a gestão de tarefas, em que  os esforços são mais eficazes e a ideia central está em fazer o mesmo trabalho em menor tempo.

E antes disso, você precisa saber quais as atividades que realmente precisam ser realizadas em cada dia da semana.

Organizando a rotina

Responda a pergunta: Por que você quer ter mais tempo na sua rotina?

Você se sentirá mais produtivo quando sua agenda, sua rotina estiver organizada com as coisas que são mais importantes para você. O tempo a gente cria quando é importante para nós, pense nisso!

  • Primeiro de tudo, determine um dia, por exemplo: todo domingo pela manhã ou à noite, você faz a agenda da semana, pode ser sua ou da família toda;
  • Liste quais atividades e compromissos cada um tem, quais os horários e como serão realizados;
  • Faça por escrito em papel ou agenda, ou imã de geladeira, em que a semana toda fique visível para todos da casa, assim os compromissos não serão esquecidos;
  • Se você empreende, determine quais atividades serão realizadas em cada dia, quanto tempo você irá demandar para cada uma delas, pensando sempre na melhor produtividade;
  • Elenque também quais delas você pode delegar. Sim, por exemplo, comprar alimentos para a semana, quem pode fazer isso? Alguém da casa ou empresa terceirizada que você pode contratar?;
  • Deixe tempo livre na sua agenda para você se cuidar, cuidar do seu corpo, assistir um filme, ler um livro, essas são atividades diárias que dão energia para que você consiga pensar em outras demandas da sua vida;
  • Isso vale para as crianças também, deixe tempo livre para o simples brincar, para o ócio criativo, para simplesmente ficarem no flow (sem fazer nada).

Você perdendo tempo

Todos nós sabemos que o TEMPO é o nosso recurso mais precioso. É finito. Infelizmente o tempo não volta. O tempo é mais importante que o dinheiro. O dinheiro conseguimos recuperar, já o tempo não.

Muitos de nós, com o imediatismo e as correrias do dia a dia, perdemos muito tempo respondendo mensagens  nas redes sociais.

Você já se perguntou quantas vezes efetivamente isso realmente está agregando algo para você e a sua vida?

Evite desperdiçar o seu precioso tempo com o que não vale a pena. Claro que você deve se divertir e se distrair, mas faça tudo com moderação, para que depois não tenha a sensação de ter jogado o seu tempo no lixo.

Melhorando a sua gestão de tempo

Tenho algumas dicas que podem facilitar o seu dia a dia e a sua gestão de tempo:

  1. Além de ter colocado as atividades no cronograma, você pode sincronizar com a sua agenda do celular e e-mail, como o Google e ainda usar aplicativos que foram criados exatamente para isso, como o Trello.

Nele você pode definir sua agenda semanal, separando-a por cada dia e dentro de cada um colocar as atividades que precisam ser realizadas. Tudo para que você tenha fácil acesso para visualizar e saber qual a próxima tarefa que precisa ser cumprida;

2. Outra dica é você aprender a manter o foco em cada atividade. Se você estiver 100% empenhado em resolver determinada tarefa, nenhuma distração vai tirar a sua atenção. Se comprometa a começar e terminar, para depois entrar em outra atividade.

Evite ser desorganizado

Evite ser uma pessoa desorganizada. Se você se considera uma, eu te aconselho a mudar a sua mente e fazer atividades que demonstrem que você pode sim ser organizado e ganhar praticidade nas suas tarefas.

Nossos pensamentos interferem muito nos nossos comportamentos, os quais interferem em nossas ações do dia a dia. Por isso, precisamos trabalhar nossos pensamentos e por consequência nossos comportamentos. Esse é um hábito, que como todos, precisa ser praticado todos os dias para entrar na rotina.

Seja dono e gestor do seu tempo. Para que você consiga isso, crie consciência desse processo. Você escolheu ter uma vida mais organizada, pois você quer mais tempo no seu dia a  dia para fazer e cuidar daquilo que realmente é importante.

Se desafie fazer diferente para ter resultados diferentes!