BLOG
ORGANIZE A SUA CASA E FACILITE SUA VIDA
Casa Organizada
Nada melhor do que a frase: tirou, coloque de volta. Isso facilita para que tudo que for usado volte ao seu devido lugar, sem atrapalhar a movimentação do ambiente e criando praticidade para todos. Por isso, organize a sua casa e facilite seu dia a dia.
Organizando a cozinha
Para ter um espaço agradável no seu dia a dia, lembre-se sempre de deixar com fácil acesso o que realmente é utilizado. Depois disso, separe os itens mais utilizados dos quais são usados apenas em ocasiões especiais e uma vez no ano.
Esses objetos e utensílios devem ser alocados em uma altura que seja confortável e fácil de acessar, pois isso facilita na hora de utilizá-los.
Para organizar o espaço, quero te dizer que existem dois métodos: por peças (copos com copos, pratos com pratos e assim por diante) ou por uso: os copos e pratos que são mais usados acabam dividindo um mesmo espaço. Para escolher o melhor método, analise o seu espaço e qual ficará mais prático no seu dia a dia.
Uma dica que aplico nas organizações que faço é o uso de cestos e gavetas, esses itens são ótimos para objetos menores, como roupa de mesa, talheres, acessórios para cozinha e para servir, além de peças para bebidas e jogos americanos.
Evite gavetões profundos, neles cabem muita coisa e pode dificultar na hora de pegar determinado objeto.
Outra dica que te dou é que pratos, copos, taças e travessas ficam melhor acomodados em prateleiras. Pense para melhor aproveitar o espaço, empilhe os pratos em número não maior que 16 para não trincarem. Faça pilhas diferentes para pratos rasos e fundos. Empilhe também as tigelas, no máximo 3 por vez. Copos ficam de cabeça para baixo e as canecas presas pela asa em ganchos fixados debaixo das prateleiras.
Uma escolha adequada para todos os cômodos da casa, inclusive a cozinha, é você utilizar etiquetas nas caixas, nos cestos e nos potes de mantimentos (melhor forma de armazenar produtos abertos e em consumo), isso facilita na hora de procurar determinado produto e existem diversos modelos que você pode usar, na internet tem vários.
Casa em ordem
Ter a casa em ordem ajuda muito na praticidade e faz a vida mais leve do que você imagina. Isso cria uma rotina, definindo espaços que ficam em harmonia e que poupa trabalho tendo um ambiente arrumado. Aqui vão alguns exemplos para uma boa organização:
– Espaços: deixe tudo mais funcional. Planeje com tranquilidade e pense em novas formas de utilizar todos os cantos que existem na sua casa;
– Locais: determine o local de cada coisa, crie espaço para cada tipo de produtos. Exemplo: material de limpeza em um armário na lavanderia e não cada produto em um local;
– Guarde objetos: eu falei no começo do texto e é bem simples. Usou, guardou. Essa é uma lógica que pode não ser fácil, mas com a prática diária se torna um hábito e a casa não fica bagunçada;
– Descarte materiais: crie uma estratégia de a cada 2 meses ver o que não está mais sendo usado e descarte, reforme ou doe. Dessa forma, você abre espaço para novos ares dentro do ambiente;
– Use organizadores e etiquetas: esses dois itens facilitam o seu dia a dia e você tem mais praticidade.
Como organizar meu guarda-roupa?
Esse é o tabu para muitas pessoas e quero te dizer que quando você entende a lógica, tudo fica mais fácil. Vamos facilitar as coisas?
Esse é o tabu para muitas pessoas e quero te dizer que quando você entende a lógica, tudo fica mais fácil. Vamos facilitar as coisas?
Tire tudo do guarda-roupa, incluindo as gavetas e limpe todo o armário;
Separe tudo que não usa a pelo menos 6 meses, veja se está em boas condições e separe o que precisa ser consertado, o que vai para o lixo e o que pode ser doado;
Organizar roupas coloridas por cor é uma ótima pedida. Isso deixa o ambiente mais acessível e com um aspecto visual agradável, você consegue enxergar as roupas que tem dentro do seu armário;
Outra forma é organizar por ocasião, ou seja, separar roupas de sair, roupas de festa, roupas para o dia a dia, roupas de academia e assim por diante. Isso te ajudará a saber onde está cada peça conforme o local que você irá;
Use caixas e nichos organizadores principalmente para separar roupas íntimas e meias, as divisórias são excelentes para esse tipo de peça e também podem ser usadas para joias, bijuterias, maquiagens e itens que são usados todos os dias;
Se possível, separe as roupas por tamanho, por exemplo: vestidos longos, longuetes e curtos.
Organizando e mantendo organizado, com essas dicas acima, irá facilitar o seu dia a dia e você conseguirá ver que sempre existe uma roupa para determinada ocasião. Evitará comprar peças sem que haja necessidade.
E roupas de cama, mesa e banho?
Muitas casas, e essa pode ser a sua realidade, não tem um armário específico para guardar roupas de cama, mesa e banho. Muitas vezes elas precisam ficar dentro do guarda-roupa, em uma cômoda ou prateleira e dividem espaço com outras peças.
O ideal é que você tenha 4 jogos de cama e 4 jogos de toalha por pessoa, pois dessa forma você consegue trocar a cada semana e não há necessidade de lavar e secar com urgência para usar a mesma.
Para guardar, otimização é a palavra-chave:
– Lençóis: dobre em jogos e guarde dentro de uma das fronha do conjunto;
– Toalhas de banho: faça rolinhos e guarde a toalha de rosto junto com o seu conjunto. Pode colocá-las em cestos no banheiro ou dentro do guarda-roupa;
– Toalhas de mesa e guardanapos: guarde em conjunto também e aloque no local adequado que você escolheu;
– Cobertores, mantas e edredons: use embalagem a vácuo para guardar e evitar cheiros. Além disso, elas reduzem o espaço da peça e se conservam limpas.
Uma dica especial é se você tem cama baú, lá dentro você tem um espaço que pode ser destinado para esses itens. Lembre-se de usar caixas e etiquetas, além das embalagens a vácuo, para deixar tudo organizado e prático.
Sapatos: como e onde guardar?
Esses acessórios completam qualquer look com estilo e personalidade, além de serem funcionais para suas determinadas ocasiões.
Separei algumas dicas importantes e que muitas pessoas não utilizam no dia a dia:
Limpe os sapatos antes de guardá-los. Você chegou da rua, nada melhor do que limpar para guardar e evitar bactérias e também sujeira dentro do armário. Use um pano macio e se necessário com algum produto para tirar o excesso de sujeira;
Use caixas e sacos específicos. Coloque os pares dentro de sacos de flanela ou TNT para facilitar a visibilidade, ou ainda caixas organizadoras transparentes. Lembrando que todas precisam ter entrada de ar para que o sapato respire e não crie mofo;
Não empilhe. Colocar um sobre o outro deforma e pode manchar os sapatos. Se preciso, alinhe os pares colocando um ao lado do outro ou um pé na frente do outro;
Use armários, nichos, prateleiras, sapateiras e closet para guardar os sapatos. Pense e separe por ocasiões e pertencimento, exemplo: tênis com tênis, sapatilha com sapatilha, botas com botas, sandálias e assim por diante.
Vamos tornar a vida mais prática e simples no seu dia a dia? Siga essas dicas e o que precisar pode contar comigo para te ajudar.