BLOG

FÉRIAS ESCOLARES: E AGORA?

Dezembro chega e as férias escolares chegam junto. Compromissos, atividades, festas de fim de ano, apresentação escolar… tantas atividades que fica desafiador organizar uma rotina com as crianças por perto.

Não é bem assim, a rotina não precisa ser chata e sem flexibilidade. Você pode se organizar para ter e dar segurança às crianças sem seguir nada rígido.

Férias e crianças

Esses são momentos para que as crianças possam descansar e se descontrair, por isso é interessante você programar atividades que estimulem a criatividade delas ao invés de ficarem  sentadas no sofá o tempo todo. Crianças precisam brincar, correr, pular e se divertir.

Vale lembrar que é preciso ainda manter a rotina do sono. Conforme a idade da criança, se ela ainda faz uma soneca durante o dia, crie atividades que não sejam no mesmo horário daquele que ela está acostumada a dormir na escola. Isso também é importante para a alimentação.

Sono e comida são fatores que geram forte impacto no humor e no bem-estar infantil, por isso evite sair muito do horário para que o período de férias seja saudável para ambas as partes.

Como fazer?

Defina regras e horários para as tarefas de cada um, por isso é importante ter um planejamento da semana com as atividades para que fique claro para todos da casa.

Se estiver ao seu alcance, crie atividades com familiares, por exemplo, um dia na casa da avó, outro dia em um espaço recreativo, outro na casa de um amigo do prédio. E lembre-se que isso não significa gastar uma grana que não estava planejada, existem diversas atividades ao ar livre e espaços colaborativos com custo razoável e muitas vezes zero.

Se a sua criatividade estiver a mil por hora, pense em atividades que desenvolvam habilidades motoras, sociais e emocionais. Aulas de música, artes, dança, atividades com massinha, tinta, giz de cera. Piquenique ao ar livre, visita à fazendas e muitas outras coisas que farão bem a vocês.

Evite ao máximo deixar as crianças por mais de 2 horas por dia em frente à televisão, tablet ou videogames. Ofereça outras possibilidades de entretenimento dentro dos limites da sua casa ou espaço. Estudos comprovam que o uso contínuo desses equipamentos pode alienar e criar hábitos não saudáveis nas crianças.

Busque manter o equilíbrio para que as férias sejam um momento de alegria para todos. Faça planejamento e ache soluções que se encaixem na sua disponibilidade e na rotina das crianças.