BLOG

ORGANIZE UM AMBIENTE DE TRABALHO SEM DISTRAÇÕES

A concentração máxima enquanto se produz é algo que nem sempre é fácil de conquistar. Sobretudo no home office, onde os estímulos externos são muitos (telefone, campainha, membros da família conversando, música alta), é preciso um esforço maior para focar nas tarefas do dia. Nesse sentido, montar um ambiente de trabalho sem distrações pode fazer uma diferença muito grande para a sua produtividade. Afinal, a organização é uma ferramenta poderosa para conseguirmos atingir nossos objetivos! 

Pensando em você que pode estar enfrentando dificuldades para driblar a falta de foco, separei algumas dicas para você deixar o seu espaço de trabalho livre de tudo o que pode prejudicar a sua atenção. Vamos juntos?

 

Separe um espaço adequado (em caso de home office) 

O local onde você vai trabalhar tem que ser o mais silencioso possível e comportar pelo menos uma cadeira confortável e uma mesa em que caibam os itens mais essenciais. Se for um ambiente em que seja possível fechar a porta, melhor ainda para evitar distrações externas. 

Garanta que o celular esteja longe de você

Se você precisa usar o WhatsApp para responder mensagens relacionadas à empresa, conecte-o no WhatsApp Web e procure deixar o celular em outro móvel que não a sua mesa. Isso porque esse é o aparelho que mais oferece estímulos que prejudicam a nossa concentração: notificações de redes sociais, mensagens de amigos, convites de jogos etc. Portanto, lembre-se: para um trabalho sem distrações, o celular precisa estar longe!

Mantenha na mesa apenas o essencial

Computador, teclado, mouse, agenda, caneta e garrafa de água. Se você pensar bem, é possível trabalhar apenas com esses itens por perto. O resto (fone de ouvido, cadernos, hidratante de mãos e objetos de decoração) são itens dispensáveis e que, se estão te distraindo, é melhor eliminá-los e deixar a sua mesa o mais limpa possível. 

Guarde o que pode ser resolvido depois

Que tal designar a primeira gaveta do seu móvel o local onde você vai deixar todos os papéis que podem receber sua atenção depois que a sua tarefa atual for concluída? Mesmo que ela fique um pouco mais bagunçada, pelo menos você tira do seu campo de visão qualquer coisa que prejudique o seu foco do que está sendo feito no momento e garante um trabalho sem distrações. 

Coloque uma música ou som que te ajude a concentrar

De acordo com uma matéria publicada no site da Época Negócios, o excesso de estímulos sonoros, seja na empresa ou no home office, é um dos principais itens que atrapalham a produtividade. Assim, coloque seu fone de ouvido e escolha uma playlist grande (ficar mudando de música também atrapalha, ok?) ou um som sem nenhuma letra que ajude você a se desconectar por um tempo do mundo à sua volta. 

Guarde em um lugar próximo objetos que você possa precisar

Se na primeira gaveta você deixará as próximas pendências, a segunda armazenará itens como calculadora, post-its, tesoura, régua, canetas extras, papéis de rascunho e tudo que você possa usar no dia a dia, mas que não precisam ficar necessariamente em cima da sua mesa para deixá-la o mais organizada possível. 

Compartilhe este conteúdo com os colegas de trabalho para que todos possam montar um ambiente de trabalho sem distrações! 

Leia também: Organize a sua casa e facilite a sua vida