BLOG

COMO ORGANIZAR UMA ROTINA DE TRABALHO

Este ano, por conta da pandemia do coronavírus, o home office se tornou uma realidade para muitas pessoas. Contudo, quem já tinha dificuldades de organizar uma rotina de trabalho na empresa possivelmente encontrou novos obstáculos em casa, um ambiente que é mais propício para distrações. A verdade é que, qualquer que seja o lugar onde você está trabalhando, é muito importante que você saiba estabelecer processos e hábitos que vão te ajudar a ser mais produtivo(a) e entregar suas tarefas dentro do prazo. 

Neste artigo, selecionei algumas dicas para você começar a organizar uma rotina de trabalho que funcione. Lembrando que todos nós temos nossas particularidades e, por isso, talvez você precise adaptar essas orientações para a sua realidade. O importante é que, ao final do dia, você se sinta satisfeito(a) com o que entregou! 

Estabeleça hábitos saudáveis antes de começar a trabalhar

Mesmo que você esteja em home office e a ideia de acordar 10 minutos antes da primeira reunião do dia seja tentadora, seu corpo e sua mente precisam de tempo para despertar e entrar no “modo produtivo”. Assim, procure colocar o despertador para tocar pelo menos uma hora antes do início da sua jornada. Dessa forma, você pode incluir alguns hábitos importantes logo nos primeiros momentos do dia, como alongamento, meditação, leitura, atividades físicas etc. Sem falar, claro, em tomar um café da manhã bem reforçado! 

Esses cuidados fazem toda a diferença para você conseguir se manter ativo durante o seu horário de trabalho. 

Enumere as prioridades do dia 

Pegue sua agenda (de papel ou digital) e escreva quais pendências você precisa resolver primeiro e em qual sequência. Comece a seguir essa lista e, se algum imprevisto aparecer, analise se é possível terminar o que você está fazendo primeiro antes de resolver o ocorrido. Em caso negativo, não tem problema, pois, ao organizar uma rotina de trabalho básica, isso ajudará você a voltar para o fluxo estabelecido depois de resolver os demais problemas. 

Separe seus e-mails em pastas 

Uma caixa de entrada limpa faz você se sentir mais no controle das suas tarefas! A palestrante e organizadora Thais Godinho, autora do livro “Vida Organizada”, sugere que você crie duas pastas: uma para ações, cujos assuntos precisam ser resolvidos, e uma de arquivos, com conteúdos que precisam ficar salvos para consultas futuras. Mas, como pontuei anteriormente, você pode adaptar essa organização para aquilo que funciona melhor na sua rotina. 

Aproveite sua hora de almoço

Principalmente para quem trabalha de casa, comer em 20 minutos e voltar a trabalhar pode ser uma exceção que, aos poucos, se torna regra. Mas as pausas são tão importantes quanto os momentos de produção, afinal, sua cabeça precisa de um respiro para poder continuar funcionando com a mesma qualidade. Por isso, separe sempre uma hora para almoçar tranquilamente e fazer alguma atividade que gosta, como ler um livro ou revista. 

Identifique o que te faz perder tempo

Navegar nas mídias sociais, buscar arquivos físicos ou digitais perdidos, reuniões que poderiam ser resolvidas em e-mails, trocar de música o tempo todo… Esses e muitos outros itens consomem muito tempo e podem atrapalhar o seu foco. O primeiro passo é identificar quais estão mais presentes na sua rotina e de que forma você pode contorná-los, como estabelecer alguns minutos para conferir as redes sociais, organizar melhor seus papéis para que eles não se percam, definir as pautas das reuniões e avaliar com os participantes a necessidade de todas elas, e escolher uma única playlist para escutar o dia todo! 

Tenha um espaço adequado para trabalhar

Separe um lugar na sua casa que ofereça conforto e praticidade para a sua rotina, que seja o mais silencioso possível e que tenha os móveis necessários, como uma boa cadeira que evite dores no pescoço e nas costas, e uma mesa em que você consiga colocar computador, teclado, mouse e outros itens que precisar. Esse cuidado interfere diretamente no quanto seu dia será produtivo. 

Dei outras dicas legais sobre gestão de tempo em outro artigo aqui do blog: Saiba como aumentar a sua produtividade. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com aquele amigo que está com dificuldade de organizar uma rotina de trabalho consistente!